ARTIGOS

POSTADO EM 03/04/2015

O verdadeiro sentido da Páscoa

fotovaldivino

Colossenses 2.8

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

Estamos no dia em que se comemora a páscoa, mas infelizmente muitos dos que festejam esta data, sequer sabem o seu verdadeiro significado. E o resultado disso é uma páscoa mundana.

Por não conhecer o verdadeiro significado da páscoa, o mundocelebra uma páscoa completamente diferente se comparada à verdade da Bíblia, seus elementos pagãos, não possuem relação nenhuma com o verdadeiro ensino das Escrituras. A figura do coelho, por exemplo, está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Mas, o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? É que tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Por isso o uso desse animal como um dos símbolos da páscoa.

Os ovos de Páscoa (de chocolate), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. E para quem não sabe a figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Qual é então o verdadeiro sentido da Páscoa? As Escrituras Sagradas, a Bíblia é a única fonte segura sobre este assunto.

A celebração da Páscoa foi instituída pelo próprio Deus ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos. Moisés fora instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue desse animal seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali.

A Bíblia nos ensina que a casa onde não houvesse a marca do sangue o primogênito morreria.  Assim está escrito em Êxodo 12.13: “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” Daí o nome em hebraico “Pessach”, que significa “passagem” ou “passar por cima”. O significado da pascoa é, portanto, livramento da morte, salvação.

A verdade é que a Páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto. A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor. Portanto, é essencial compreendermos a relação da primeira páscoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo a celebrou antes de ir à cruz como o sacrifício vivo e perfeito por nossos pecados.

Assim sendo, lembremos, não somente na data das celebrações, mas em todos os dias, o verdadeiro significado da Páscoa. Assim como o Todo Poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Ele quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16). Vida esta conquistada com sangue “porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7).

Celebremos então a liberdade conquistada por Jesus Cristo na cruz para todos nós!

Deus abençoe a sua vida!

Feliz páscoa!!!

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine para receber todas as novidades no seu e-mail